Blog Bartenders Choice

Topo
Blog Bartender's Choice

Blog Bartender's Choice

Categorias

Histórico

Meet me down the block: Ciro Bicudo, O Ilustrador

Fabio La Pietra

14/02/2019 23h09

Hoje, que toma conta do blog e´ a historia do meu amigo Ciro Bicudo.

Filho de imigrantes italiano e talentuoso ilustrados de estilo urbano, conta sua infancia e como se inspirou aos seus varios trabalhos.

¨Eu cresci na decada de 90, entre a cidade de Piracicaba no interior e Peruibe litoral de São Paulo. E de mesma forma o surf e o skate entraram na minha vida, os dois lugares passavam por um momento que existia uma cena de contra independente muito instigante, toda essa contra cultura me atraiu, a cena surf, skate , musica mudou minha vida . A principio toda a rebeldia e atitude, as sensações andar na mini-ramp de Piracicaba ou de estar na agua pegando onda me fascinavam, o fluxo, o movimento, as formas. Quando criança meu passatempo preferido era desenhar, e dentro de toda a cena os logos, estampas, revistas, capas de disco, pranchas, adesivos e posters me chamavam a atenção. A tríade surf,skate e musica, me mostraram e abriram o caminho pra eu pensar que a arte poderia ser o meu caminho.

 

Minha obra tem muita referencia de cultura tropical que veio do surf, todo aqueles tecidos, cores, o sol, os biquinis. Ja no skate e a musica Punk me influenciou muito os meios de produção do it yourself. O passar do tempo as coisas que me influenciam é observar a cidade, e a natureza, todos os detalhes em arquitetura, art nouveau, embalagens, rótulos, capas. Tudo isso me influencia.
Pensando em como a cultura de ser neto de imigrantes italianos me influenciou, tem muito alguns momentos bem cotidianos que aconteciam, desde sempre na minha casa sempre a mesa era arrumada com talheres clássicos, toalhas rendadas e bordadas, as porcelanas, os copos sempre decorados, como a comida vinha para a mesa. As minhas lembranças são sempre cheias de detalhes que eu observava. E esse fato de observar os pequenos detalhes me fizeram enxergar os detalhes que me fariam virar ilustrador. A principio querendo desenhar estampas e shapes de skate, capas de disco, e depois consegui imaginar que eu poderia desenhar em todo suporte possível . Por isso que eu sempre gostei de rótulos de bebidas, e esse encantamento me levou a buscar fazer ilustrações para rótulos .

Estar em movimento andando por ai, ouvindo musica pra mim é um grande inspiração. Olhas a luz do dia que muda conforme passa as horas, ornamentos da arquitetura, placas, as pessoas como eles estão vestidas. sempre passam pelo meus olhos e alimentam minhas imaginação, e quando venho desenhar de alguma forma todas aquelas coisas que vi no dia e estão na minha cabeça tomam forma naturalmente no papel.

A arte tem voltando a ser observada e fazer parte do dia a dia das pessoas. E eu tenho uma sensação que a gente vai voltar a uma época analógica bem legal, onde o handmade volta a ser reconhecido. E fato de ser único, uma troca pessoal. Assim como quando um barman faz um cocktail para alguém, um cozinheiro prepara algo especial, as coisas voltam a ter sentido como quando minha avó arrumavam a mesa para gente¨.

Obrigado plea suas palavras Ciro! Que o seu olhar criativo nos-inspire.

Ciao belli!

Sobre o autor

Com apenas 28 anos, o bartender italiano Fabio La Pietra já acumula mais de 10 anos de experiência. Começou aos 14 anos na Itália, seguindo os passos de seu irmão Mário. Em seguida, mudou-se para Londres, onde profissionalizou-se e comandou o classudo Montgomery Place. Em 2013, veio para São Paulo convidado para reger o SubAstor. Com o objetivo de inovar e valorizar a cultura brasileira, circulou pelo país, correu o mundo, frequentou palcos da mixologia global e, com seus drinques criativos e sofisticados, conquistou prêmios e consolidou-se como um dos melhores bartenders do país. Apaixonado por música, arte e gastronomia, que inspiram constantemente seu processo criativo, faz destas a sua paixão e o seu lifestyle.

Sobre o blog

Já imaginou como é a vida de um bartender? Aqui você pode acompanhar um pouco do dia a dia atrás do balcão, a cultura de bar, o que inspira na hora de criar coquetéis. Dicas de bares e restaurante, de locais alternativos do night life paulistano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Bartenders Choice