Blog Bartenders Choice

Topo
Blog Bartender's Choice

Blog Bartender's Choice

Categorias

Histórico

Meet me down the block: Marcelo Sant´Iago

Fabio La Pietra

30/08/2018 02h05

Como já introduzi no post anterior, o "Meet me down the block" é um espaço de entrevistas com pessoas que me inspiram e que acompanham essa "golden age" da coquetelaria paulistana.

Hoje fui no Bar Pirajá encontrar o meu caríssimo amigo Marcelo Sant´Iago: cliente da velha guarda do Astor e sócio de uma das ferramentas globais mais importantes para pesquisa de receitas de cocktails e destilados, o Difford's Guide, criado por Simon Difford.

Marcelo Sant´Iago é também o único brasileiro a fazer parte do Drink Tank, primeira rede global de inteligência voltada para a indústria de bebidas. Presta consultoria em mídia online, produção de conteúdo, experiências e, por causa de muitas viagens, publica roteiros de bares  no exterior. Além disso, desenvolve projetos para ativação de marcas, sempre com foco na indústria de bebidas e coquetelaria.

Publicitário há 29 anos, Marcelo começou como redator na J. Walter Thompson, agência pioneira no mundo da publicidade com mais de 200 escritórios em mais de 90 países. Antes disso, trabalhava como garçom no Bar Funilaria e Pintura (hoje em dia Bar Balcão), no final da década de 80. Mas os bares que frequentava para experimentar cocktails eram o São Francisco Bay e o Singapore Sling, ambos nos Jardins.

Após muitos anos de experiência e pesquisa, Marcelo entende o mercado e posso dizer que a sua melhor dica como consumidor e experiente na área é a seguinte: "ser bartender não é apenas saber fazer drinks, essa é apenas uma parte. O mais importante é a hospitalidade e você precisa saber cuidar dos convidados, gerir a demanda, entender a cadeia de produtos, etc".

Foi justamente em um balcão de bar que Marcelo conheceu Simon Difford (aquele da Difford's Guide) e esse feliz acaso do destino mudou sua trajetória.

Meu primeiro encontro com o Marcelo também foi do outro lado do balcão e assim começamos nossa amizade. Cada vez que nos encontramos, migramos de papos de bar a roteiros de viagem. Numa dessas conversas, falamos sobre o Seu João, um dos primeiros e o mais ilustre cliente do Astor que vai ao bar todos os dias e senta-se ao lado de sua própria foto, no lado esquerdo do balcão, em sua homenagem.

Assim como o Seu João, o Marcelo também ganhou uma homenagem do Sub, depois de tantos anos de amizade à base de conversas de balcão. Criei uma receita com os destilados da preferência dele: calvados, rum cubano, melaço de cana com vinho xerez e bitter de absinto. E assim nasceu o Sant'Iago Fashioned, que hoje tornou-se um clássico do nosso cardápio.

Muitas vezes penso que um simples cocktail criado para um cliente-amigo seja só uma boa maneira de agradecer a amizade. Mas, num sábado, o Marcelo foi almoçar no Astor com o Sant´Iago sênior (pai dele) e mostrou a página do cardápio onde aparece a receita com a ilustração do seu drink. O senhor Sant´Iago se emocionou ao ver o sobrenome da família em uma carta de bar.

Isso me deixa muito feliz.

Espero que eu possa ter próximas oportunidades e amizades como essa para compartilhar com vocês.

No próximo post, voltaremos com ¨Cocktail Chronicles¨ com um tema atual das minhas pesquisas: natureza, biomas e biodiversidade do Brasil.

Sobre o autor

Com apenas 28 anos, o bartender italiano Fabio La Pietra já acumula mais de 10 anos de experiência. Começou aos 14 anos na Itália, seguindo os passos de seu irmão Mário. Em seguida, mudou-se para Londres, onde profissionalizou-se e comandou o classudo Montgomery Place. Em 2013, veio para São Paulo convidado para reger o SubAstor. Com o objetivo de inovar e valorizar a cultura brasileira, circulou pelo país, correu o mundo, frequentou palcos da mixologia global e, com seus drinques criativos e sofisticados, conquistou prêmios e consolidou-se como um dos melhores bartenders do país. Apaixonado por música, arte e gastronomia, que inspiram constantemente seu processo criativo, faz destas a sua paixão e o seu lifestyle.

Sobre o blog

Já imaginou como é a vida de um bartender? Aqui você pode acompanhar um pouco do dia a dia atrás do balcão, a cultura de bar, o que inspira na hora de criar coquetéis. Dicas de bares e restaurante, de locais alternativos do night life paulistano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Bartenders Choice