Blog Bartenders Choice

Topo
Blog Bartender's Choice

Blog Bartender's Choice

Categorias

Histórico

Cocktail Chronicles: O começo

Fabio La Pietra

15/08/2018 08h20

Por mais clichê que pareça, depois de Garibaldi e Rei do Gado, Itália e Brasil sempre tiveram uma forte sinergia entre eles.

Além da imigração, acredito que a forte similaridade de approach de confiança ¨latin style¨ une muito os dois países tornando muito familiar a vida dos italianos morando no Brasil.

No meu caso, sinto que foi mais forte ainda, pelas pessoas e artistas que me inspiraram. E, falando nisso, como aprendi o idioma: com samba. Por mais estranho que pareça, o meu "primeiro professor¨ foi Adoniran Barbosa.

Claramente amo toda a carreira do Adoniran, que pesquisei de cabo a rabo; de cantor de rádio a poeta e ator. Nas letras do Adoniran, eu sentia o mistério e a vontade de mergulhar na boêmia paulistana; ao mesmo tempo, conseguia interpretar o humor e carisma único dele, como nós todos lembramos de João Rubinato (seu nome original).

De Jaçanã (do trem das onze) a samba do Bixiga, morria de vontade de conhecer esses lugares para buscar inspiração no meu trabalho e para conectar mais referências de imigração italiana para alimentar meu processo criativo.

Sabemos todos que o trem das onze do Adoniran, que saía da estação do Jaçanã, nunca existiu (o último trem era às 21h30), assim como ele nunca foi filho único. Mas com esses exemplos consigo falar para vocês que a melhor frase do Adoniran que me fez entender o jeitinho era: ¨não tem samba se não tem mancada… ou mentira", e é a pura verdade!

Queridos, não me entendam mal, porque todas as histórias que terei para contar não serão baseadas em mentiras.

Além dos sambas, uma das coisas que mais me fascinou e que me nutre todos os dias é a enormidade do Brasil como natureza, como biodiversidade e a variedade de opções para personificar mais o meu trabalho de criação de cocktails e serviço na minha amada casa: o Sub Astor.

Nos primeiros anos de SP, sentia muita falta da minha cidade antecedente, Londres; mas se existe algo que nunca parou de me estimular e sempre me deu forças para não desistir foi exatamente a possibilidade de unir minhas ideias e aprendizados passados sobre cocktails e o ambiente com as histórias e os produtos únicos que o Brasil oferece.

Claramente, minha maior obsessão e o que vocês mais irão ler aqui no blog será sobre bebidas, bares no mundo e bar life, que eu gostaria de identificar com o nome de ¨Cocktail Chronicles¨.

Sucessivamente, na seção ¨Meet me down the block¨, teremos várias pessoas que me inspiram a serem entrevistadas: grandes chefs, confeiteiros, designers e produtores de música.

Espero conseguir contar as melhores historias da minha carreira e apresentar as pessoas mais inspiradora do meu day by day no Urban Taste!

No próximo post apresentarei uma das pessoas mais influentes para conteúdo educacional sobre bebidas e coquetelaria desta golden age do mercado paulistano.

Ciao belli! Salute!

Sobre o autor

Com apenas 28 anos, o bartender italiano Fabio La Pietra já acumula mais de 10 anos de experiência. Começou aos 14 anos na Itália, seguindo os passos de seu irmão Mário. Em seguida, mudou-se para Londres, onde profissionalizou-se e comandou o classudo Montgomery Place. Em 2013, veio para São Paulo convidado para reger o SubAstor. Com o objetivo de inovar e valorizar a cultura brasileira, circulou pelo país, correu o mundo, frequentou palcos da mixologia global e, com seus drinques criativos e sofisticados, conquistou prêmios e consolidou-se como um dos melhores bartenders do país. Apaixonado por música, arte e gastronomia, que inspiram constantemente seu processo criativo, faz destas a sua paixão e o seu lifestyle.

Sobre o blog

Já imaginou como é a vida de um bartender? Aqui você pode acompanhar um pouco do dia a dia atrás do balcão, a cultura de bar, o que inspira na hora de criar coquetéis. Dicas de bares e restaurante, de locais alternativos do night life paulistano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Bartenders Choice